TERÇA CULTURAL – ESPECIAL FESTAS DE AGOSTO

Já está tudo pronto para o lançamento da Terça Cultural, iniciativa realizada pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o Coletivo Plug, que conta também com o apoio cultural da Master Cabo, Impreshop, TV Geraes, Estúdio Áudio Quality, Nave Estamparia e Zine Sertões. Nesta terça-feira (11) às 20h, começa o projeto com entrada franca para toda população que poderá desfrutar da performance inigualável de Valdeir Castilho e banda, com o especial Tim Maia Cover.

Para o secretário de cultura, Ildeu Braúna, o projeto, que em outras administrações municipais foi promovido com nomes diferentes, como Terça Musical (quando de sua criação, na década de 1980, no primeiro mandato do atual prefeito Luiz Tadeu Leite), ou Tom da Terça, denominação que sustentou até o ano passado, retorna com mudanças que permitem dimensionar as atividades.

- A mudança do nome para Terça Cultural, antes de ser apenas uma troca, atende a propósitos da secretaria de cultura, de abranger ao máximo as ações artísticas. Por isso, vamos reunir, num mesmo projeto, manifestações dos mais variados segmentos culturais da cidade e do Norte de Minas - acrescentou Ildeu Braúna.

TIM MAIA O MITO

Todos conhecem o trabalho apoteótico do Tim, apesar de em sua vida vários altos e baixos tanto na carreira quanto na vida pessoal terem sido constantemente presentes, entretanto, sempre manteve a pureza de ser uma pessoa livre, tanto em seus pensamentos, quanto em seus atos. Irreverente, imprevisível e totalmente romântico, Tim Maia se fez um dos grandes nomes da música brasileira, qui Sá do mundo.

Dizem que o segredo do seu sucesso era proveniente da tua pureza e persistência em fazer arte, o seu cotidiano, suas carências e desejos se materializavam em suas canções. Portanto o extravagante Tim é um dos poucos artistas de todos os tempos a ficar rico por várias vezes e por muitas voltar à total a miséria devido o seu desapego pelo mundano e pela dedicação em vencer a cada dia.

Na abertura da Terça Cultural, a qual precede a semana das Festas de Agosto e do 31º Festival Folclórico de Montes Claros, a população de Montes Claros pode esperar uma noite de boa música, bons talentos no palco e principalmente boas recordações de um mito eternamente romântico e querido por todos. Ed Mota seu sobrinho, certa vez ressaltou: - A arte do Tim Maia e bem maior que o comportamento!

CIRCULAÇÃO DE ARTISTAS

O jornalista e produtor cultural Rodrigo de Paula, atual coordenador da Terça Cultural ressalta que para atingir os resultados almejados é necessário prestar ações de cunho preparatório e participativo dentre os artistas locais, ações que venham contribuir para a formação de platéia, produção, mídia e visibilidade para os novos talentos. Antigamente os artistas esperavam adquirir valores financeiros nas apresentações do projeto e não valores culturais.

A Terça Cultural não é uma contratante de apresentações mais sim uma iniciativa parceira dos artistas, uma das novidades na área da música e a parceria com bares da cidade como forma de encaminhamento e circulação do artista para que após a apresentação no projeto o artista possa partir para o mercado de trabalho com mais visibilidade e valoração.

INSCRIÇÕES CONSTANTES

A organização da Terça Cultural informa ainda que os artistas interessados em se apresentar podem fazer suas inscrições na Secretaria de Cultura procurando o núcleo de apoio, ou através da internet acessando o blog oficial tercacultural.blogspot.com e fazendo o download da ficha de inscrição, basta preencher e enviar para o e-mail projetotercacultural@gmail.com. Estão sendo aceitas inscrições das mais variadas áreas artísticas e o prazo de inscrição é até o preenchimento das datas disponíveis neste ano de 2009.

0 comentários:

Postar um comentário

online no blog do terça cultural

 
©2009 Projeto Terça Cultural | by TNB